'

Tendências positivas e negativas de gerenciamento de projetos

Tendências positivas e negativas de gerenciamento de projetos

A pandemia alterou a rotina de muitas empresas, em particular as que trabalham com projetos. Gerenciar projeto não é uma tarefa fácil para os Gerentes de Projetos, e o que dirá agora, onde muitas empresas estão atuando em regime home office. A tendência é que as empresas mudem as formas de gerenciamento dos projetos, os que  estão  em andamento, fazendo com que práticas de longas datas tornem irrelevantes. 

O Gerenciamento de projetos não tem sido algo fácil. Os Gerentes de Projetos estavam acostumados a gerenciar seus projetos usando ferramentas  de controle e de rastreamento como o Microsoft Project,  reuniões de equipe em escritórios e  viagens de negócios, e hoje tudo está resumido a uma tela de computador, tendo que colocar todas as suas habilidades como: liderança de equipe, táticas de negociação  e equipe capacitada para atender essa nova realidade.       

Os gerenciamentos de projetos vinham sofrendo mudanças radicais. A pandemia fez com que essas mudanças acelerasse essa realidade, trazendo  para um novo normal que é o trabalho remoto. Diante dessas mudanças podemos identificar tendências positivas e negativas.  

Tendências Positivas

Ferramentas de colaboração remota

A pandemia fez com que as pessoas passassem a usar ferramentas que antes resistiam e tinham dificuldades em usá-las. As ferramentas, que antes, eram usados por técnicos, passou a ser usadas por colaboradores, tornando suas tarefas mais produtivas. É bem provável que isso continue após a volta da normalidade. 

Outra coisa que as ferramentas remotas contribuíram, foram no acompanhamento dos projetos. Agora ao invés de ter que marcar reuniões periódicas, para tratarem de assuntos do projetos, se reúnem todos os dias, fazendo com a produtividade aumente.  

Competência e Qualidade

O home office fez com que a maior parte dos colaboradores, inclusive de grandes corporações, trabalhassem em casa. A reunião remota excluiu situações, que antes eram colocadas como armadilhas de sucesso e poder como, reuniões em escritórios de luxos e viagens de negócios.  Essa nova realidade fez com que a competência e qualidade dos serviços destacam-se.

Liderança

Liderança pautada em reuniões de equipes para fazer  cobranças de tarefas, plano de projeto e status de tarefas vem diminuindo. Isso significa que para se tornar um líder, o gerente de projetos precisa saber muito mais do que, como acompanhar tarefas, atualizações e prazos.  Devem também entender o projeto, inclusive nos aspectos técnicos, requisitos legais e como tudo isso afeta os negócios e o projeto em si.

Não necessariamente ser profundo em todos os tópicos, mas saber o suficiente para fazer as perguntas certas ou chamar a atenção do cliente para questões importantes. Isso requer capacidade de negociar, orientar e motivar.

Tendências Negativas

Reuniões Presenciais

O sucesso de uma empresa e seus colaboradores sempre está atrelado a uma boa comunicação. E o melhor momento para discutir ideias, compartilhar objetivos e planejar estratégias é em uma reunião. Porém, reuniões presenciais, nesse período de pandemia,  deixaram de existir. Isso provou para todos que, para se trabalhar em equipe, nem sempre precisamos ter a necessidade de todos estarem presentes. 

Essa mudança transformou a natureza e o conceito das reuniões, não apenas onde, mas como elas são realizadas. Agora, as reuniões são muito mais produtivas, e é cada vez mais frequente os integrantes chegarem com mini soluções do que ficar focar no problema.

O gerente de projeto

Não ter gerente de projeto na equipe, já é uma tendência que vem  aparecendo nos últimos dois anos. Ou seja, se seu negócio de tecnologia é relativamente pequeno, possui uma estrutura ágil e segue as boas práticas, não requer  a função de gerente de projeto. O título "Gerente de Projetos" não desaparecerá imediatamente, mas, à medida que o papel do Gerente se transformar em líder, as equipes irão se  adequar  ao uso de  ferramentas de gerenciamento de projetos. 

Liberdade

A liberdade que as empresas deram aos usuários para escolherem os softwares de melhor agrado, tem trazido  incompatibilidades na gestão de projetos. As empresas que não buscam padronização ou consolidação em um sistema que serve a todos, geram inúmeros problemas.

 Além do horário comercial

O contexto do horário de expediente, funciona não apenas para trabalhar nos escritórios, mas também para trabalhar melhor em casa durante uma pandemia.

Independente de uma força de trabalho global que opera em todos os fusos horários, é necessário estabelecer limites. Apesar de continuar  produtivo mesmo além do horário estabelecido, não significa que está disponível para ligações ou reuniões. 

É necessário entender que mesmo depois da adoção do atacado de videochamadas, equipes, e outras ferramentas que permitem que todos saibam seus status atuais, se o relógio indicar que é hora de trabalho, todo mundo está trabalhando, do contrário os colaboradores também possuem suas vidas pessoais.

 

x

Olá, em que podemos ajudar?

Envie sua dúvida para melhor atende-lo