'

O papel do Gestor e as tecnologias disponíveis no mercado

O papel do Gestor e as tecnologias disponíveis no mercado

O mundo dos negócios está passando por uma série de transformações, entre elas a transformação digital. Esta transformação é mais do que simplesmente mudanças tecnológicas, esse termo também se refere a uma mudança comportamental do trabalho. A inovação tecnológica torna o negócio mais competitivo e ajuda identificar novas oportunidades.  Por outro lado, garante maior eficiência, produtividade, redução de custos e alcance da lucratividade.

O Gestor de TI é um dos principias agentes de inovação e implantação de tecnologia em uma empresa. Ele é o responsável em otimizar recursos tecnológicos alinhados ao negócio.

A inovação já é parte integrante da rotina da TI, e garantir que a inovação influencie no desempenho da empresa, é a responsabilidade do Gestor de TI, que além de conduzir e motivar a sua equipe em todos os processos que envolvam recursos tecnológicos, também atua com gerentes e diretores, influenciando diretamente nas estratégias da organização.

Outro que exerce um papel fundamental na organização, é o colaborador, que participa do processo de inovação tecnológica da empresa e cabe ao Gestor de TI atuar como incentivador e orientador, garantindo uma autonomia da execução dos processos organizacionais.

O Gestor de TI deverá criar ou encontrar ferramentas que permitam aos outros gestores acompanhem o andamento de cada etapa dos processos, enviando comunicados automáticos na detecção de atrasos, gerenciando níveis de sobrecarga ou ociosidade de cada colaborador, auxiliando no estabelecimento de priorizações ou controle de custos. Para isso, existem uma série de ferramentas disponíveis no mercado tecnológico, gerando um nível de controle digital integralizado, tais como:

  • ERP - Enterprise Resource Planning e trata-se de um software integrado de gestão empresarial;
  • CRM, ou gestão de relacionamentos com o cliente, refere-se ao software que permite que as empresas acompanhem todas as interações com clientes atuais e futuros;
  • Ferramentas para comunicação com os clientes, como servidores de e-mail, chats, chatbots, aplicativos de mensagens etc.;
  • Ferramentas para análise de indicadores de desempenho – KPIs;
  • Ferramentas de visão de indicadores de TI e Negócio através de DASHBOARDS;
  • Otimização dos serviços e facilidade comercial através de aplicativos – APP;
  •  Ferramentas de gerenciamento dos mais diversos projetos em andamento.

A empresa que dispor de uma alta capacidade de registrar, organizar e controlar informações garantirá o sucesso podendo explorar caminhos mais adequados para o negócio. Podemos dizer que, sem inovação tecnológica as organizações perderão excelentes oportunidades de negócios.

Portanto é crucial avançar na direção de uma cultura inovadora e, nesse contexto a TI exerce um papel extremamente importante e o responsável por toda essa transformação é o Gestor de TI.

 

Você já utiliza alguma solução pensada para sua empresa com intuito de otimizar sua gestão?

Que tal conhecer algumas de nossas soluções, clicando aqui.

x

Olá, em que podemos ajudar?

Envie sua dúvida para melhor atende-lo