'

As novas regras de liderança em TI

As novas regras de liderança em TI

Poucas coisas no mundo mudaram mais dramaticamente nos últimos 10 anos do que a tecnologia. Mas muitos líderes de tecnologia ainda estão seguindo regras antigas e desatualizadas.

Graças às rápidas mudanças nas soluções e estratégias de tecnologia, as antigas regras pelas quais a TI costumava jurar não são mais relevantes. Aqui está o que os substituiu.

Longe vão os dias em que a TI deu ordens que todos na empresa foram obrigados a seguir.

Mas igualmente ausentes são os dias em que a própria TI era estritamente um tomador de pedidos, simplesmente tentando atender às demandas dos executivos de negócios.

O ritmo crescente de mudança significa que as empresas não têm mais o luxo de levar meses ou anos para lançar grandes e caros projetos de TI, a entrega contínua e iteração constante são as novas leis da terra. As organizações também não podem escolher entre inovação ou segurança elas precisam sim de ambos.

Isso pressiona mais os CIOs a oferecer novas iniciativas de maneira segura e compatível.

Hoje, os líderes de TI estão ajudando os usuários a escolher o melhor de um catálogo cada vez maior de ferramentas e serviços, enquanto orientam a organização através de sua transformação tecnológica. À medida que as empresas se tornam mais dependentes dos dados para orientar as decisões, os líderes técnicos têm mais poder e maior responsabilidade do que nunca.

 As antigas regras pelas quais a empresa costumava jurar não são mais relevantes.

Veja o que os mudou:

Regra antiga: a TI cria as regras (e tenta aplicá-las)

Nova regra: os usuários fazem as regras (e a TI tenta mantê-las longe de problemas).

  • Estabelecendo políticas, aplicando padrões, aplicando aplicativos na lista de permissões e garantindo que tudo com um LED piscando esteja bloqueado.
  • Hoje, os usuários fazem as regras o trabalho é guiá-los gentilmente na direção certa, para garantir que eles não coloquem garfos em tomadas ou que tenham chiclete no cabelo.

Regra antiga: mantenha as luzes acesas

Nova regra: mantenha os dados fluindo

  • As antigas tarefas cotidianas da TI - administrar direitos de acesso, gerenciar a qualidade dos dados e gerar relatórios - agora são normalmente tratadas por equipes de negócios com pouca ou nenhuma supervisão de TI. As principais responsabilidades da TI tornaram-se cada vez mais focadas na integração de dados em vários aplicativos, no gerenciamento de dados mestre em nível corporativo e na aplicação de salvaguardas de segurança cibernética.
  • A TI torna os negócios mais competitivos, automatizando processos, democratizando dados e reduzindo o atrito do usuário

Regra antiga: não a solte até que esteja pronta

Nova regra: intere até que você acerte

  • No passado, os projetos de tecnologia se arrastavam por meses ou anos antes de serem colocados em produção. O novo mundo ágil é sobre entrega e iteração contínuas.
  • "A TI costumava ser 'Ah, isso tem que ser feito perfeitamente'".
  • "Agora eles estão dizendo: 'Trabalharemos com você até acertarmos.' Não sei dizer quantas vezes ouvimos pessoas de negócios dizerem: 'A TI instalou esse sistema e simplesmente se afastou, mas ele tem apenas 50% do que precisamos'.
  • Agora, a TI está percebendo que eles terão que trabalhar para entregar esse valor.

Regra antiga: proteger o perímetro

Nova regra: Não confie em ninguém

  • A explosão de serviços baseados em nuvem, a ampla aceitação de BYOD e acesso remoto e o surgimento de dispositivos de IoT mudaram completamente o modelo de segurança para empresas.
  • Com as ameaças crescendo exponencialmente e as principais violações de dados acontecendo quase diariamente, as empresas não podem mais tratar funcionários e outras pessoas inocentes até que se prove o contrário.
  • No passado, quando as redes tinham perímetros claros que podiam ser contidos e controlados, a segurança da rede era de propriedade do CISO.
  • Mas, graças às mudanças provocadas por tendências como migração na nuvem, BYOD e IoT, os CIOs precisam se envolver mais na segurança da rede do que nunca.

Regra antiga: bloqueie todos os dispositivos

Nova regra: mantenha seus usuários felizes

  • O trabalho não acontece mais no escritório entre as 9 e as 5 horas. Os funcionários estão trabalhando em seu próprio tempo, em seus próprios espaços e, geralmente, em seus próprios dispositivos. Isso significa que a TI não pode mais esperar realisticamente controlar o que está no laptop ou smartphone doméstico de todos.
  • Mais do que nunca, a TI deve equilibrar as necessidades de conformidade e segurança da organização com as vontades e desejos dos usuários finais. Em outras palavras, os CIOs modernos precisam ser tão bons em RH quanto em segurança da informação.
  • A primeira coisa que é preciso fazer é sentar-se com os líderes empresariais e perguntar:
  • O que estamos fazendo para atender às necessidades de nossos usuários?
  • Estamos usando algo que eles não podem usar em casa?
  • Isso abre portas para conversas que os CIOs podem não ter participado no passado. Em seguida, eles podem sugerir maneiras de mitigar os riscos de entrada ou saída de dados.

Regra antiga: escolha um parceiro, fique com ele por toda a vida

Nova regra: jogue no campo, mantenha suas opções em aberto

  • Hoje em dia, as empresas podem se sair muito melhor em campo, buscando parceiros de tecnologia mais ágeis que possam satisfazer suas necessidades sem renegociações prolongadas de contrato ou multas. Trata-se de economia de custos e flexibilidade.
  • Ter um programa de governança maduro também ajudará bastante a manter as expectativas dos executivos de acordo com a realidade.

Regra antiga: tente evitar o bloqueio do fornecedor de software

Nova regra: tente evitar o bloqueio do fornecedor de nuvem

  • Às vezes, quanto mais as coisas mudam na TI, mais elas permanecem iguais.
  • Muitas empresas, uma vez presas por parceiros de tecnologia que dificultaram a migração para uma nova plataforma, migraram para provedores de nuvem que dificultam a saída.
  • A Amazon, Google e Microsoft estão fazendo o possível para prendê-lo 100% em seus ambientes, eles prendem você com protocolos e esquemas de preços proprietários que o penalizam por tentar conversar fora de seus jardins murados.

Regra antiga: se não estiver quebrado, não conserte

Nova regra: se não estiver quebrado, quebre

  • O trabalho da TI era manter a disponibilidade alta e os custos baixos, minimizar interrupções e evitar violações. Hoje, o CIO realmente significa Chief Innovation Officer . Mover rápido e quebrar as coisas é o novo mandato.
  • Os CIOs agora são responsáveis ​​por inovações de produtos e serviços que aumentam as receitas, aumentam a lealdade e eliminam a concorrência. Acima de tudo, eles devem incentivar a tomada de riscos calculada, especialmente em torno de tecnologias e ecossistemas perturbadores, para manter os negócios e a organização um passo à frente dos concorrentes.

Regra antiga: o local do CIO é no data center

Nova regra: o local do CIO é na sala de reuniões

  • A era da transformação digital mudou isso para sempre.
  • Durante anos, os CIOs foram relegados para as áreas empoeiradas da sala dos servidores, onde seu trabalho era manter as luzes acesas e os servidores zumbindo.
  • A TI precisa estar na equipe executiva, o verdadeiro CIO deve estar em reuniões de gerenciamento executivo e se reportar ao CEO.
  • Mas se os líderes de tecnologia querem ser levados a sério em um nível estratégico, precisam falar o idioma dos negócios, não convencerão ninguém a fazer investimentos de capital em novas tecnologias falando de velocidades e feeds; eles precisam demonstrar quanto tempo ou dinheiro a tecnologia economizará ou como permitirá que a empresa ofereça serviços adicionais e se expanda para novos mercados.

Quando os CIOs se comunicam dessa maneira com a gerência executiva, eles se tornam ativos e valiosos, não uma despesa não confiável.

Fonte: https://www.cio.com/

x

Olá, em que podemos ajudar?

Envie sua dúvida para melhor atende-lo